Por trás dos Muros Escolares

REFLEXÃO
Por trás dos Muros Escolares
PROF. Sebastião Miguel
Há um anseio muito grande de meninos e meninas em ultrapassar os muros escolares. Há também professores ansiosos em poder estar do lado de dentro desses muros pinchado por vândalos. Muitos já conhecem o que se passa lá dentro, todos nós um dia fomos alunos e continuamos a ser até que um dia partirmos desta vida.
As meninas e meninos quando ultrapassam os portões de ferro com cadeados enormes sentem duas coisas dentro de si: encontrar amiguinhos, amiguinhas e encontrar professores e professoras, alguns destes iniciando ali seu primeiro ano.
A primeira impressão é a que fica, diz o ditado popular – um ditado que faço questão a razão dele neste artigo. Alguns mestres da educação já disseram muitas vezes que o sorriso para crianças a deixam pensar que é motivo de dá-lhe liberdade; outros vão mais além, dizem que não devemos mostrar os dentes para os meninos e meninas, caso contrário, teremos sérios problemas.
Uma visão medonha por parte daquele que ensina e prega educação. O sorriso é nosso portal para a felicidade, a amargura pode nos levar à morte, ao desespero e até a loucura.
A escola está preparada para recebê-los  – jovens sonhadores com histórias bem diferentes, mas com o coração que carrega duas bagagens principais: amor e carência.
Há professor carente também; e um sorriso de uma criança é capaz de mudar o ambiente em que nos encontramos. Há tantas maldades fora dos muros escolares; não permitiremos que elas entrem pelo portão de ferro com cadeados grandes.
O respeito afasta a maldade. Todos nós temos amor e ódio, no entanto, este é inferior àquele; dentro dos muros escolares não há espaço para o ódio.
Brincadeiras, atividades, respeito, compreensão, amor, honestidade, valores são práticas que se realizam dentro dos muros da escola; fora dela, outras práticas se aprendem, mas sabemos diferenciar o bem do mal; pois já temos as boas ações aprendidas por trás dos muros escolares.
2011 deve ser o ano da mudança. Temos a primeira mulher presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, cujo programa de governo está a valorização do magistério e de seus colaboradores; obviamente dependerá de nós – professores e alunos, unidos com a comunidade enfrentar e vencer os desafios. Dentro dos muros da escola só será aceito coisas boas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: